Grupo é preso e carros de luxo são apreendidos em operação do Gaeco contra lavagem de dinheiro na região de Sorocaba
24/04/2025
(Foto: Reprodução) Grupo comprava os próprios imóveis para lavar dinheiro. Uma pessoa foi presa em Araçoiaba da Serra (SP), outras seis em Sorocaba (SP) e um outro envolvido já estava preso por outro crime, mas também responderá por lavagem de dinheiro e organização criminosa. Grupo é preso em operação do Gaeco contra lavagem de dinheiro na região de Sorocaba
Oito pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no tráfico de drogas na região de Sorocaba (SP), durante uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), nesta quarta (23) e quinta-feira (24).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Conforme apurado pela TV TEM, depois de dois anos de investigação, realizada com apoio do Ministério Público de São Paulo, a polícia conseguiu identificar as pessoas envolvidas em uma organização criminosa que movimentou milhões de reais para lavar dinheiro vindo do tráfico de drogas.
Durante o primeiro dia da Operação Âncora, na quarta-feira, um homem foi localizado e preso em Araçoiaba da Serra (SP). Já na manhã desta quinta, seis pessoas foram presas em Sorocaba. O oitavo envolvido já estava preso por outro crime, mas agora também vai responder por lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Carros de luxo foram apreendidos em endereços de homens suspeitos de integrarem organização criminosa em Sorocaba (SP)
TV TEM/Reprodução
Nos endereços que passaram por vistoria a polícia localizou e apreendeu 10 veículos de luxo, um deles avaliado em R$ 800 mil. Além disso, 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos e itens como celulares, aparelhos eletrônicos, documentos e um revólver calibre 32 com numeração raspada também foram apreendidos.
LEIA TAMBÉM
Receita e PF cumprem mandados de busca durante operação contra falsas consultorias
PM e Gaeco cumprem mandados de prisão durante operação contra o tráfico de drogas em Jundiaí e Cabreúva
Policiais cumprem mandados em Sorocaba durante operação contra o crime organizado
Todos os suspeitos são homens, com idades entre 30 e 52 anos, que atuam em Sorocaba em setores de construção civil e logística. O grupo lavava dinheiro ao construir imóveis e vendê-los por altos valores. Em alguns casos, os suspeitos faziam transações para simular a compra de um imóvel que, na verdade já pertencia a eles, além da compra e venda dos veículos de luxo.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão além da região de Sorocaba, em Indaiatuba e Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo, além de Congonhinhas, no estado do Paraná.
As investigações continuam e a Justiça determinou o bloqueio de R$ 150 milhões, valores que estão nas contas bancárias das pessoas envolvidas.
Grupo suspeito de lavar dinheiro vindo do tráfico de drogas foi preso na região de Sorocbaa (SP)
TV TEM/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM