Onça-parda, tamanduá, jaguatirica e mais: biólogo já resgatou mais de 800 animais silvestres no interior de SP
24/04/2025
(Foto: Reprodução) De acordo com Thiago Luiz Parra de Godoi, foram mais de 800 animais atendidos desde 2017. Biólogo de Cerqueira César (SP) realiza resgate de animais silvestres desde 2017
Arquivo pessoal/Thiago Luiz Parra de Godoi
Onça parda, tamanduá bandeira, jaguatirica, lobo guará, ouriço e gavião, esses foram alguns dos animais resgatados por Thiago Luiz Parra de Godoi, biólogo de Cerqueira César (SP). Há oito anos, ele realiza um trabalho de resgate e soltura de animais silvestres no município;
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Ao g1, o biólogo que também é secretário de meio ambiente na cidade, contou que o serviço começou em 2017 através da conscientização ambiental que envolvia o cuidado com os animais silvestres na região. Ele notou que muitas ocorrências de animais em áreas urbanas eram registradas e se colocou à disposição para fazer o manejo.
Thiago explicou que o protocolo de resgate é bem simples, os animais que apresentam condições de soltura são devolvidos à natureza. Os que precisam de cuidados e não conseguem retornar, passam por atendimento no Hospital Veterinário de Botucatu (SP).
Em um levantamento feito pelo biólogo, cerca de 800 animais passaram por atendimentos
Arquivo pessoal/Thiago Luiz Parra de Godoi
“Na maioria das vezes os animais ficam por pouco tempo, somente o suficiente para uma avaliação, porém existem casos onde acabam ficando para mais cuidados, principalmente animais mais jovens e filhotes”, completou o biólogo.
Segundo o biólogo, os acionamentos são feitos por telefone, e há uma parceria com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental, que comunicam as ocorrências. O especialista também orienta os cidadãos que, ao avistarem ou encontrarem um animal silvestre em residência, nunca tentem manuseá-lo, mas sim acionar as autoridades o mais rapidamente possível
m um levantamento feito por Thiago, entre resgates e solturas, mais de 800 animais foram atendidos. Espécies como onça-parda, tamanduá-bandeira, jaguatirica, lobo-guará, ouriço, gavião e saruês estão entre os resgatados. Ele atua na profissão há 10 anos.
“Costumo dizer que sou um cara de muita sorte por poder trabalhar com o que amo, e, desde a infância, sempre soube exatamente o que queria.”
Resgate de onça parda no município
Filhote de onça parda é resgatado em quintal de casa no interior de SP
Para o biólogo, um resgate de animal que marcou foi de uma onça-parda que "invadiu" o quintal da casa de uma família no bairro São Lucas em Cerqueira Cesar, em setembro de 2024. Na época, Thiago explicou que o filhote poderia ter se perdido da mãe por estar começando a caçar sozinho e ter mais independência, e as 'queimadas' também teriam afetado de alguma forma.
Ainda para a reportagem, Thiago relembrou que foi acionado por moradores que avistaram ela andando pela rua, logo depois o animal foi localizado em uma residência. A onça foi levada para o Hospital Veterinário em Botucatu e depois solta em uma área de mata.
"Foi uma sensação de missão cumprida. Por se tratar de um filhote, podemos dar uma segunda chance para ele. Saber que tudo que fizemos lá atrás, hoje está dando resultado, me dá muita satisfação como pessoa e profissional", compartilhou Thiago.
Filhote de onça parda é resgatado em quintal de casa em Cerqueira César (SP).
Secretaria de Meio Ambiente/Prefeitura de Cerqueira César
*Colaborou sob a supervisão de Carla Monteiro
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM